domingo, 13 de setembro de 2015

Bate-papo com uma autora muito querida (e conhecida)


Luciana Sandroni tem uma espécie de "caso de amor antigo" com os alunos da EDEM: desde a primeira Festa Literária da escola, a autora comparece a todas as edições. Este ano, não será diferente: no dia 3 de outubro, às 16h, dentro da programação do evento, ela participa de um bate-papo com a maestrina Maria Clara Barbosa: as duas são autoras do livro "Memórias póstumas de Noel Rosa". Mas na última quinta-feira (10), em uma espécie de aquecimento para o Livro Aberto, Luciana esteve na EDEM para conversar com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental 1 e autografar alguns dos muitos livros escritos por ela.

 
 
- É sempre muito interessante estar com os alunos da EDEM antes do Livro Aberto. As perguntas feitas por eles são sempre muito curiosas e percebo, pelo que escuto deles, que o trabalho da escola é mesmo focado no texto. Adorei estar novamente aqui com eles, trocando ideias e conversando sobre os meus livros - conta Luciana.
 

 
Para a autora, ser escritora de literatura infantil é inevitavelmente estar em contato e ligado à escola:

- Ainda mais no caso da EDEM, com tanto envolvimento por parte das famílias e até mesmo da comunidade, quando acontece o Livro Aberto. Livros fazem pensar e são uma verdadeira diversão. Tanto quanto cinema, teatro...


Com as turmas de 3o ano, Luciana falou sobre as histórias de seus livros e ouviu várias perguntas dos alunos:

- Eles queriam saber como tive várias ideias das histórias dos livros. Entre elas, as da personagem Ludi (como "Ludi na revolta da vacina" e "Ludi e os fantasmas da Biblioteca Nacional"). Eles sempre acham curiosa essa mistura entre a fantasia e a realidade, já que na série da Ludi eu sempre me inspiro em fatos históricos e reais.

Ao fim do bate-papo e da sessão de perguntas, os alunos fizeram questão de entrar na fila para receber um autógrafo de Luciana.

Que venha o Livro Aberto!


















Nenhum comentário: