quarta-feira, 9 de setembro de 2015

E com vocês, Casuarina!

 
A EDEM tem o privilégio de receber, dentro da programação da IV Festa Literária, o grupo Casuarina: no próximo dia 3, eles se apresentam e fazem um pocket show dentro do Livro Aberto. Formado por João Fernando, Rafael Freire, João Cavalcanti, Gabriel Azevedo e Daniel Montes, esta é a segunda vez que o quinteto participa do evento literário (a primeira foi em 2013).
 
 
Crédito: Páprica Fotografia
 
 
O Casuarina e a EDEM tem uma relação de afeto não é de hoje: João Cavalcanti é ex-aluno da escola, onde estudou na década de 90; já Gabriel Azevedo é pai de Luisa e Helena, alunas do Ensino Fundamental 2 e da Educação Infantil. Aqui, os dois contam um pouco sobre a sensação - e a emoção - de participarem do evento. Com vocês, Gabriel e João!

Crédito: Páprica Fotografia


GABRIEL AZEVEDO (voz e pandeiro do Casuarina e pai da Luisa, 6o ano EF2 e Helena, do Grupo 5 da Educação Infantil)
"Como pai de duas alunas, acho importante que desde muito cedo minhas filhas sejam estimuladas a ler, a manter uma relação com os livros. Isso transparece claramente no dia-a-dia das crianças que procuram sempre nos livros uma boa solução nas horas de lazer. Realmente, com tanta oferta tecnológica hoje em dia, o livro enfrenta certas dificuldades para seduzir a garotada, mas com persistência e paciência - e sempre contando com a parceria da escola - a gente consegue guardar um pouquinho da atenção dos nossos filhos para a leitura.

O Livro Aberto é mais uma das excelentes iniciativas da EDEM para estimular, desde cedo, o hábito da leitura nos alunos. Na Educação Infantil, antes mesmo de aprenderem a ler, eles são estimulados a se relacionar com os livros, o que faz com que os mais crescidos tenham prazer em ler um livro. O fato de relacionar com a comunidade é outra característica da proposta da Edem e a Festa Literária é mais um dos muitos eventos legais que a escola organiza.

A nossa primeira participação foi incrível, tocamos um repertório mais focado na obra de Herivelto Martins e Cyro Monteiro, artistas que estávamos homenageando na época. Acabamos de lançar um disco todo dedicado à obra do grande Dorival Caymmi, então é provável que façamos algumas canções desse mestre da nossa música. E vamos tocar muitas coisas de compositores cariocas, já que os 450 anos do Rio merecem essa homenagem. Vai ter alguma coisa do Noel Rosa com certeza, já que esse compositor serve de tema para a pesquisa do sexto ano e, como minha Luisa está muito interessada na vida do Noel, prometi para ela que faríamos algo dele também."

JOÃO CAVALCANTI (voz e tantan do Casuarina e ex-aluno da EDEM, onde estudou na década de 90)

"A Festa Literária da EDEM é excelente não só por promover a leitura, cada vez menos habitual entre os mais jovens, como por abrir a escola para “estrangeiros”. É totalmente condizente com tudo que a EDEM sempre propôs - uma noção do papel da escola para muito além das salas de aula.
Como ex-aluno, lembro que a EDEM sempre foi uma escola que incentiva a leitura. Para mim a coisa mais marcante foi quando Carlos Patati, que era nosso professor de Filosofia, resolveu oferecer uma “Oficina de Criação Literária”. A cada semestre, escolhíamos uma oficina artística para fazer (não sei se ainda é assim), entre teatro, música, artes visuais e produção de vídeo. O curioso é que, quando Patati inaugurou essa oficina, poucas pessoas se interessaram, mas entre esses, muitos acabaram por trabalhar com arte, como os músicos Gabriel Bubu e Ricardo Dias Gomes, além doo poeta Domingos Guimaraens. Era muito instigante e foi importantíssimo para criar em mim o gosto por ler e escrever.

A nossa participação no Livro Aberto, em 2013, foi uma delícia, ainda mais para mim, que reencontro muitos amigos, professores e pessoas queridas. Esse ano, ah, vamos brincar, como sempre!"

Nenhum comentário: